quarta-feira, 9 de abril de 2014

Tradução do post de Stephane Vigroux

Perambulando pelo Facebook hoje eu li um post muito legal do Stephane Vigroux, um dos praticantes mais antigos que ainda treinam e um dos principais ícones do Parkour no que diz respeito a divulgação e ensino da prática.
 
Além disso, Stephane é muito conhecido por ter treinado com David Belle, "fundador" do Parkour.
 
Eu achei o post tão legal que resolvi traduzir =) É uma tradução livre, portanto sintam-se à vontade para ler a versão original na página pessoal do Stephane Vigroux.
 
... ... ...
 
Parkour não é definido por um conjunto de técnicas, um pulo ou qualquer movimento específico.
 
Parkour é definido por uma mentalidade, um jeito de fazer as coisas. Não o que você faz mas COMO você faz isto e também POR QUE você está fazendo. Qual é o seu propósito ou motivação.
 
Conforme eu amadureci como um praticante e amante do movimento eu percebi que a mentalidade permanece e dura além da efêmera performance "wow".
 
Quando eu comecei a treinar Parkour com David Belle eu não estava apenas pulando.
 
Na verdade pular e arriscar nossas vidas ou saúde era talvez só 20-30% dos nossos treinos. Ele estava me ensinando como construir uma armadura corporal através de vários exercícios de condicionamento, como lutar (na verdade voltando àqueles dias as sessões de lutas estavam mais para ter meu traseiro chutado), como levantar uma rocha pesada e lança-la, levantar árvores mortas, atirar facas precisamente, não dormir a noite e subitamente nos testar em saltos complicados e mentalmente demandados, como fazer mais uma vez quando dizíamos que aquela seria a última... e assim por diante.
 
Nós poderíamos gastar horas abrindo e fechando os dedos por exemplo, ou girando punhos e tornozelos com muita atenção e foco... Tudo isso, seguindo cegamente os ensinamentos de David, para mim era Parkour. Todos aqueles exercícios diferentes que estávamos fazendo era uma coisa só: Parkour. Era sobre achar interesse em qualquer possível movimento, ficando mais forte fisicamente e mentalmente por meio de uma cultura de desafios intermináveis.
 
Parkour é uma disciplina muito mais profunda do que apenas conseguir realizar uma manobra e colocar no YouTube. Há uma profundidade, uma busca por identidade, crescimento pessoal, procura por caminhos para o melhor entendimento da vida em geral e envolvimento com questões que poderiam beneficiar a comunidade e as pessoas de uma maneira positiva.
 
Obstáculos são os materiais para o crescimento.
 
Viva livre e movimente-se.
 
Stephane
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário