Parkour não é algo que você treina de manhã e esquece durante o dia.
Comecei treinar Parkour praticamente sozinho, numa cidade pequena no interior de Minas e, desde sempre, a internet foi minha principal fonte de informação. Foi por ela que eu conheci os praticantes mais experientes e pude me educar para treinar um Parkour mais útil e seguro.
Apesar de reconhecer a importância da internet, algo que me incomoda muito é o fato de encontrar praticamente todos os dias pessoas - muitas vezes praticantes antigos - tratando Parkour como "mais um esporte qualquer".
Pode falar que é vaidade ou qualquer outra coisa, mas na minha opinião Parkour é algo único, uma disciplina de treinamento do corpo e mente para enfrentar situações reais do cotidiano, sejam elas físicas (chegar mais rápido em algum lugar, ajudar uma pessoa, fugir de assaltantes...) ou sejam elas mentais (estudos, carreira profissional, relacionamentos...).
A verdade é que a evolução pessoal e desejo de ajudar os outros que eu encontrei no Parkour eu nunca encontrei em qualquer outro esporte. Aliás, em qualquer outra coisa que eu já tenha feito na vida.
O Parkour é uma disciplina linda, com fundamentos sólidos e inúmeros benefícios para o corpo e para mente. Cada pessoa se beneficia de uma forma particular, nada é imposto. Não existem tabelas ou cronogramas a serem seguidos.
Não sou pessimista. Sei que, pelo menos aqui no Brasil, estamos bem representados e temos pessoas super competentes que fazem um ótimo trabalho no que fiz respeito a divulgação e ensino do Parkour. Por isto, me sinto obrigado a contribuir, mesmo que seja muito pouco comparado ao o que já está sendo feito por eles.
Segue uma lista de links úteis para quem quiser se informar mais sobre Parkour. Além disso, estou disposto a traduzir qualquer artigo ou vídeo que qualquer pessoa me pedir.
Por favor, se você conhece alguém que está começando e está a procura de informações, divulgue os seguintes links:
Quer começar a treinar?
Está a procura de artigos de qualidade?
Tem alguma dúvida sobre a prática?
Está com preguiça de ler, mas ainda quer se informar?
...
Abraço!
Nenhum comentário:
Postar um comentário