Pensando em como as coisas vêm acontecendo em minha vida, eu cheguei a conclusão que, se eu quiser conquistar alguma coisa realmente série e consistente, terei que trabalhar para sair da minha zona de conforto.
Não é fácil se manter fora dela. O trabalho pesa, você cria compromissos e as responsabilidades só aumentam. Isto tudo só te leva deixar todo o resto (isto é, a diversão, o aprendizado...) de lado e focar "no que realmente importa."
Sair da zona de conforto não é uma coisa que se faz uma vez na vida e pronto. É um desafio diário e muitas vezes injusto.
Mas, como Albert Einsten disse uma vez, não existe maior insanidade do que fazer a mesma coisa todos os dias e esperar resultados diferentes.
Motivado não só por esta frase mas também por uma série de reflexões sobre minha vida atual e onde eu quero chegar, resolvi criar alguns projetos para me tornar uma pessoa mais comunicativa, criativamente ativa e, é claro, mais forte.
Eu não sei por quanto tempo estes projetos vão durar, mas o objetivo principal é tornar disto um hábito.
Também não sei se irá funcionar... Mas quero "pagar para ver".
a) Sair da zona de conforto
Fazer algo que me force a sair da minha zona de conforto todos os dias. Pode ser desenvolver uma habilidade no meu trabalho, aprender uma coisa totalmente nova ou correr mais rápido ou mais longe.
Não importa o que nem o nível de dificuldade. O negócio é fazer algo que me desconforte todos os dias.
Já imaginou criar este hábito? Eu não!
b) Blog
Outro projeto é manter um blog para postagens diárias. Ele também ajudará no primeiro projeto, pois manterei lá um relatório diário.
O principal objetivo deste blog é simplesmente exercer minha criatividade. Mas eu também quero desenvolver outros idiomas: a maioria das postagens são em inglês e futuramente começarei a postar em francês.
Além disto este blog me forçará a estar sempre escrevendo e criando algo novo... Não tem nada pior do que deitar na cama com o sentimento de que se não se produziu nada naquele dia. Falo por experiência própria!
c) Correr cada vez mais longe
Quem me conhece sabe que a corrida sempre fez parte do meu treinamento. Eu adoro correr e acho que não existe atividade mais bruta... É resistência pura, não existem atalhos ou desculpas.
Ou você corre, ou você não corre.
Este projeto já começou há algum tempo (antes mesmo de eu me mudar para o Canada) mas eu só tive vontade de expo-lo agora.
O projeto é simples: correr cada vez mais longe.
Estou mantendo uma rotina de treino pesada, correndo cerca de 80km por semana e já fiz minha inscrição para uma corrida de 100km.
O quão longe eu vou correr um dia eu não sei, mas até ano que vêm quero estar correndo pelo menos 160km sem parar.
---
Pensei muito se deveria postar isto ou não. São projetos extremamente pessoais e eu não me sinto confortável os tornando público. Odeio parecer pretencioso no sentido de querer aparecer ou dizer o que eu consigo ou não fazer.
Mas depois de um tempo refletindo eu cheguei às seguintes conclusões:
- Compartilhar o que eu vivo pode inspirar outras pessoas a fazerem o mesmo ou simplesmente despertar o interesse delas por algo novo. E isto vale a pena mesmo que todas as outras pessoas pensem que eu estou sendo pretencioso.
- Escrever me faz pensar. E pensar me faz encontrar os erros. Talvez no futuro eu volte nesta postagem e veja o qão eu sou imaturo agora ou eu posso voltar e ver o quão eu sou feliz agora.
- Esta postagem faz parte do projeto do exercício da criatividade.
- Se esta postagem fizer pelo menos uma pessoa refletir, eu ficarei satisfeito.
No mais, estou muito feliz em ter consigo expressar razoavelmente bem o que estava na minha cabeça... Na maioria das vezes isto não acontece!
Abs
Nenhum comentário:
Postar um comentário