quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Opinião em insights sobre Brick Mansions

Assisti Brick Mansions (último filme de David Belle) e achei razoável em termos de produção e roteiro. Tem muito mais cenas de Parkour neste filme no que o antigo B13, as pequenas alterações no roteiro vieram a calhar e as cenas de comédia não ficaram tão ruins.
 
Mas, do filme todo, a cena que mais me emocionou foi que o Belle aparece, já no final do filme, treinando as criancinhas pobres do bairro. Porra, foram poucos segundos que criaram um turbilhão de pensamentos em minha cabeça.
 
Um dos aspectos que mais me motivam a continuar praticando Parkour ao longo dos anos é o lado social da disciplina. Passar o que você aprendeu de melhor com  a prática e ver as pessoas evoluindo e se tornando cidadãos melhores para mim vale mais do que qualquer outra coisa.
 
E foi por isso que eu me emocionei no final do filme.
 
Para quem não assistiu, o prefeito da cidade resolve explodir o bairro pobre de Detroit, e para isso envia um policial disfarçado para lá. Depois de um monte de coisa acontecer, o pessoal do bairro pobre faz o prefeito confessar seu plano e posta o vídeo na internet.
 
Com isto o prefeito é afastado e o bairro começa a ser revitalizado. Nas ultimas cenas do filme o policial (Paul Walker, que aliás morreu ano passado) dirige pelo bairro vendo as mudanças que estavam começando a acontecer.
 
É neste momento que aparece a cena do David Belle treinando as crianças a mandarem um underbar...
 
Quando terminei de ver o filme a primeira coisa que me veio a cabeça foram as favelas do Rio de Janeiro e todo o processo de revitalização que estão acontecendo em algumas delas.
 
Não sei se já existem iniciativas como esta, mas seria fantástico introduzir o Parkour neste processo. Tenho certeza que ajudaria muito na conscientização e educação das crianças e as manteria fora do tráfico de drogas.
 
São nestas horas que me dá vontade de pegar o primeiro avião para o Brasil e me engajar num projeto deste tipo... =(
 
Além disto, tudo me leva a crer que a ideia de introduzir esta cena do filme foi do próprio Belle. Na sua entrevista com o Livewire e no texto da Red Bull ele diz que estava começando a se envolver com projetos para promover o Parkour pelo mundo.
 
Se foi ideia dele ou não eu nunca vou saber. Mas tenho certeza que introduzir uma cena como esta no filme foi muito mais importante do que todas as outras cenas de ação existentes.
 
Bons treinos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário