domingo, 3 de maio de 2015

3 Maneiras alternativas e rápidas de se aprender um novo idioma

Sinceramente, tem hora que dá vontade de desistir.

Não importa o quanto você se esforce ou o tempo que você dedica no aprendizado de algum idioma, parece que em algum ponto do processo você estagna. Você atinge um platô e parece impossível supera-lo. 

Existem estudos sobre este platô (Plateau Effect), e existem excelentes artigos explicando como supera-lo, mas por mais que você entenda o que está acontecendo, é inevitável que você desanime com a falta de resultados por todo o esforço que você coloca naquilo.

Eu posso falar muito bem por que já enfrentei este platô muitas vezes quando estava estudando inglês e até mesmo nos treinos físicos. Poucos segundos eu estava estudando francês e percebi que ele não tinha melhorado muito nas últimas semanas, mesmo eu estudando todos os dias.



Resolvi então procurar algumas formas alternativas e rápidas de continuar praticando mesmo quando desanimado. O fato das formas que eu citar aqui serem alternativas é por que eu nunca as vi em nenhum outro lugar (e olha que eu procurei...) e rápidas simplesmente por que, se já é difícil de dedicar quando se está motivado, imagina quando bate esse desânimo. 

Todos os métodos são ridiculamente fáceis e levam menos de 3 minutos. Podem ser utilizados todos os dias ou apenas naqueles dias em que você está de saco cheio mas sabe que vai se sentir mal no dia seguinte se não aprender nada.

Lá vai... 

1 - Listinha na palma da mão

Escolha um tema qualquer (itens de cozinha, roupa, animais, cores, etc) e faça uma pequena lista das palavras que você acha que vai ser útil saber o significado. Isto é muito importante por que não adianta você escrever "espátula de macarrão" pois, a não ser que você seja um cozinheiro, as chances de esquecer essa palavra do que outras como prato, que você usa vê e usa diariamente.

Procure o significado delas e escreva na mão no máximo 4 palavras e sempre que estiver de bobeira dê uma olhada na mão e tende lembrar do significado. Eu sempre lembro de primeira por que só o fato de escrever pesquisar o significado de alguma forma já grava na minha memória. 



Antigamente eu usava os flashcards (a mesma coisa, mas com pedaços de papel) mas sempre tinha preguiça de ficar tirando do bolso toda hora. Agora escrever na mão caiu como uma luva (HAHA) e meu vocabulário tem melhorado bastante. 


Este é um daqueles sites que eu sempre me pergunto "O que diabos a pessoa estava pensando quando resolveu criar esse site?". Basicamente ele gera frases totalmente aleatórias no idioma que você escolhe.


O legal é que as frases são bem curtas e na maioria das vezes bem úteis. Eu gosto de escrever no papel pelo menos três frases geradas pelo site e tentar entender o significado e por que ela foi escrita daquele forma (tipo como eu expliquei neste texto). 

Ok, este método PODE levar mais de 3 minutos se você realmente quiser entender a estrutura gramatical da frase e tal... Mas esta é só uma opção. Você pode muito bem apenas só gerar as frases e procurar o significado. 

3 - Ligar para empresas pelo Skype

As duas dicas acima são ótimas para melhorar sua gramática e vocabulário, mas como eu já disse neste texto a única forma que eu conheço de melhorar conversação é de fato, conversando.

Esta dica requer uma boa dose de cara de pau e alguns reais, mas de longe é a melhor dica das três. 

Pesquise no Google empresas no país que fala a língua que você está aprendendo, ligue e tente sustentar uma conversa com o atendente. Eu estou na França no momento então eu não preciso disso, mas quando eu estava no Canada eu costumava ligar para empresas que vendem algo por que geralmente o atendente vai ter toda a paciência do mundo com você. 

Se você tiver MUITA vergonha (o que não há justificativa) você pode apenas algo do tipo "Oi, tudo bem?", provavelmente o atendente vai entender e então dizer "Tudo bem, como posso ajudar", dai você elabora qualquer frase maluca e torce para ele/ela entender.

Mais ou menos o que eu fiz aqui... :P


Atendente: (não entendi nada o que ela disse)

Eu: (sem resposta por que ainda achei que era a mensagem eletrônica falando...)
Atendente: Boa tarde, bem vindo blá blá blá como posso ajuda-lo?
Eu: Boa tarde, como você se chama?
Atendente: Eu me chamo Alice, senhor.
Eu: Alice seria possível eu mudar meu ticket?
Atendente: Sim blá blá blá qual o número do seu ticket senhor?
Eu: Hm... (fingindo que estava procurando) Um momento por favor.
Atendente: Sim...
Eu: Ah...Eu preciso sair, seria possível eu ligar mais tarde?
Atendente: Sim, de acordo. Você pode ligar até 20h.
Eu: Ok, obrigado!
Atendente: Merci, blá blá blá.
Eu: Obrigado, tenha um bom dia!
Atendente: Boa tarde, muito obrigado!

Se não entender e seu coração começar a bater mais forte (novamente, sem nenhuma justificativa), simplesmente desligue e siga sua vida em paz. Eu prometo que ele/ela que nenhuma Guerra Mundial vai acontecer por conta disso. 

Bônus

Eu estou disponível para conversas no Skype todos os dias entre 16h e 18h. Quem quiser praticar inglês (ou francês, que é bem ruim ainda mas quebra o galho) pode me enviar um email e agendar qualquer dia no mês de Maio.

Meu email é igormscaldini@gmail.com.

Abraço! 
Igor

Um comentário: