sábado, 5 de setembro de 2015

Você não é quem você pensa que é


É isso mesmo. Esse cara legal que muito batalhou para vencer na vida, gosta de ajudar as pessoas mas na maioria das vezes não é valorizado como deveria e que não quer ser rico mas apenas ter o dinheiro para levar uma vida tranquila - que você provavelmente pensa que é - não é você.

Tá confuso? Sabe aquele Xizinho ali no canto superior direito (ou esquerdo, se usar OS X)? É só clicar nele. Ou melhor, já vai daqui mesmo pro YouTube assistir vídeos de playboys chegando em meninas na rua e achando que estão reinventando a roda.

Yeah, I am pissed off.

Terminei de escrever esse texto há algumas semanas, mas andei me questionando se deveria posta-lo ou não.

Postar textos agressivos e que tocam na ferida da maioria das pessoas não é uma boa estratégia.

Falo por experiência própria.

Mas por que eu decidi postar então?

Bem, eu decidi postar por que resolvi ser fiel aos meu princípios como pseudo-escritor, que na verdade eu não tenho certeza quais são, mas pretendo pensar melhor no assunto no futuro.

Aliás, tem uma frase bem legal que eu recebi no Whatsapp (Fuck ya, now I use this shit). É a seguinte:

"Elogios vazios são como gravetos jogados numa grande fogueira - só fazem barulho."

Voltando o motivo pelo qual eu resolvi escrever este texto...

Você já parou para pensar que absolutamente tudo que existe só existe por que você pensa que existe?

Ou melhor, já parou para pensar que a pessoa que você pensa que é só existe dentro da sua cabeça?

"Ah, mas os meus amigos sabem que eu existo!"

Na verdade, você, na cabeça dos seus amigos, é uma pessoa totalmente diferente do que você pensa ser, uma vez que seus amigos possuem consciência própria e seus pensamentos são formados no cérebro deles, com as informações que estão no cérebro deles, com os preconceitos deles... and so on.

Em outras palavras, da mesma forma que você tem uma imagem do seu amigo na sua cabeça, seus amigos tem uma imagem sua na cabeça deles.

O mais interessante disso tudo é que, se você parar para pensar, existem várias versões de "você" espalhadas por ai. Legal né?

Então, o texto é isso. Sem dicas úteis para a vida ou links legais para encher seu ego e te fazer se sentir mais inteligente do que os outros.

Só para constar, vou perguntar de novo:

O que seria uma maça se você não soubesse o que é uma maça?
Quem seria sua mãe se ela não fosse sua mãe?
O que seria um negro se você fosse um negro? (Se você for negro, o que seria um branco se você fosse branco?)

Divirtam-se.

Take care.

Igor

Um comentário:

  1. Interessante o texto e seu ponto de vista, Igão. Tenho muito pontos para conversar, mais infelizmente não tenho paciência para discutir por aqui, talvez Skype um dia!

    Dá uma olhada neste, TED: https://www.youtube.com/watch?v=LMrzdk_YnYY. Gosto do ponto de vista do Antônio Damásio referente o que chamamos de consciência, acho que você vai gostar! :)

    ResponderExcluir