quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

O que eu aprendi lendo sobre motivação

Os últimos dois meses têm sido bastante ocioso para mim. Desde que eu larguei meu emprego no Canada e vim para a Europa tudo o que eu tenho feito é treinar Parkour, ler e navegar na internet.

Já tem um bom tempo que eu tenho pensado a me dedicar a escrever eu tinha um plano perfeito para criar este hábito. Eu teria muito tempo livre para ler e me inspirar de diferentes formas, então eu achei que esta seria a oportunidade de ouro para realizar este objetivo.

Porém eu sempre gostei de videos/palestras/textos motivacionais (pode me julgar, mas eu acho eles úteis sim) e por isso eu estou inscrito em dezenas de canais de YouTube com esta temática e no meu email eu recebo diariamente pelo menos 6 artigos do género.



Quando eu estava trabalhando eu acabava não lendo todo este material, e por esta razão todo este material nunca roubou grande parte do meu tempo... Até agora.

Nos últimos meses eu tenho passado horas em frente ao laptop apenas lendo um monte de textos legais mas que não acrescentam nada de prático a minha vida. Eu tenho criei o hábito de ouvir um monte de podcasts. A maioria deles são muito bons de verdade - mas apenas se usado de forma moderada.

O problema é bem fácil de ser entendido, e a solução é bem lógica.

O tempo que você gasta assistindo videos motivacionais é o tempo que você esta perdendo enquanto não trabalha naquilo que quer alcançar.

Um exemplo? Um mês atrás eu me inscrevi em um curso de produtividade. O curso é bom e tal, mas me toma pelo menos duas horas por dia.

Duas horas é um tempo significativo até mesmo para quem não esta trabalhando ou estudando. E este tempo poderia estar sendo usado em algum outro projeto pessoal.

É claro que existe o argumento que estas duas horas por dia no final vão valer a pena, uma vez que você vai aprender a economizar muito mais tempo no futuro.

Mas isto não é verdade. 

A verdade é que você só vai aprender a ser produtivo (ou ganhar um six pack, ou criar o habito de escrever, etc) quando você começar de verdade. 

Desde a ultima semana eu tenho diminuído o consumo de materiais motivacionais e tenho adotado a seguinte regra: para de procurar a melhor forma de fazer, apenas faça.

Quando o habito estiver criado e eu realmente sentir necessidade de tornar qualquer processo mais eficiente eu vou atrás de ajuda. Alguma que não me roube 2 horas por dia provavelmente.

A mensagem que eu quero deixar aqui é que o método é importante, mas não deve ser a prioridade. Principalmente no início.

3 comentários:

  1. Boa visão! Concordo com essa sua visão, para mim, a melhor escola é a prática!

    Uma dúvida, quais podcasts você está ouvindo?

    Valeu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Fala mano!
      Cara os meus preferidos são esses: Art of Charm, Tim Ferriss e Art of Manliness.
      Eu tenho acompanho um brasileiro chamado Cafe Brasil, que é um pouco mais politico. Mas recomendo o episódio 422 dele que é de arrepiar.

      Excluir